Estrelas - ⭐⭐ 2/5
Gênero:
Aventura, Ficção, RomanceTrilha sonora:
Beliver - Imagine DragonsFicha técnica:
Editora Geração, 411 páginas, Autora: Nnedi Okorafor, Ano da edição: 2014Sinopse:
Numa terra devastada por uma hecatombe nuclear, uma jovem e misteriosa mulher com o incomum nome de Onyesonwu - que pode ser traduzido como 'Quem Teme a Morte' - descobre que tem superpoderes e foi escolhida para salvar a humanidade. Este seria um romance distópico como qualquer outro se não transcorresse na África. Fantasias, batalhas, tradições e alta tecnologia, sonhos, visões, discriminação racial e sexual, tudo se mistura numa narrativa tensa e poética que confere uma nova linguagem para os romances do gênero.Resenha
Trama/Narrativa: A trama não é ruim, é bem elaborada, mas acho que em certo ponto começou a se estender de forma cansativa. A autora focou muito na Onye (protagonista) se tornando algo e crescendo do que na aventura em si. A narrativa é boa, bem escrito conseguiu segurar as falhas da trama. Esse livro é bom, mas poderia ser muuuuito melhor, ele tinha muito potencial, mas o que o fez diferente, também o tornou cansativo.Personagens: Onyesowu me irritou muitas vezes com seu jeito esquentado, mas acho que muitos vão gostar dela, mas novamente ela tinha muito mais potencial, gostaria de ver mais cenas de batalhas e ela usando sua magia. O Mwita é amorzinho, porém ele tem muitas atitudes machistas que me irritaram. Sobre as amigas da Onye, eu comecei não gostando da Luyu, mas ela foi a que mais me conquistou depois, a Binta teve uma trajetória triste, então eu a perdoei pelas burradas. AGORA, a Dinti, meu deus, me irritou muuito e me magoou também, por tudo que fez a Onye. Não tenho NADA a falar do pai da Onye, logo no início percebi que ele ia ser o "vilão master" do livro, mas esperava me surpreender um pouco, mas não ele até decepcionou em certo ponto. Na minha opinião, quem realmente brilhou nesse livro foi a mãe da Onyesowu, ela conseguiu nos surpreender e se manteve forte com todos os desafios. Gente, não tem como comentar de TODOS os personagens, mas no geral eles foram bem construídos e acrescentavam a trama.
Desfecho (SPOOILERSS): Nossa, esse final foi bom, na verdade não foi surpreendente, mas exatamente por isso foi bom, pois não esperávamos que tudo se concretizasse, porém quando chegou o epílogo eu fiquei tipo "O QUE?", ainda não entendi o que aconteceu ali. Claro, da pra entender, mas deu uma volta no tempo-espaço, que poderia ter sido mais bem elaborada. E se você vai matar a protagonista (que a gente já sabia que ia morrer) não bagunce nossa cabeça, e sinceramente, fiquei mais triste com a morte da Luyu, tadinha gente!!!! O desfecho, a parte do epílogo, poderia ter sido mais explicadinho.
Diagramação: Eu adorei a diagramação desse livro, com detalhes nas páginas e nas transições do livro, a Editora Geração caprichou! Gostei bastante da capa e do jeito que se entrelaça com a história. As páginas são grossinhas e a fonte está em um tamanho bom, achei um ou dois erros de revisão, mas nada que comprometa a leitura. Olha que belezinha!
Opinião:
Leia se você não se importa de demorar em um livro, pois a minha leitura ia se estendendo, por outro lado a escrita vale a pena, e a premissa do livro é diferente das distopias normais, e dá pra se surpreender um pouco ainda, contém romance também, mas não aquele que faz você babar nas páginas HAHAHAH. E vale a pena conferir, já que vai virar uma série da HBO!! Com o George R.R. Martin como produtor executivo, com certeza vai ficar muito bom, pois a HBO não economiza com cenário e figurinos e com o autor de As Crônicas de Gelo e Fogo vai ser a receita para mais um sucesso.!!Livros para sair da ressaca desse livro:
A fúria e a aurora e A rebelde do deserto, pois são mais fininhos, e a leitura vai fluindo, além de os dois se passarem no deserto , também, possuem protagonistas fortes, com um toque de magia e um romance muuuito melhor.
Quotes:
Já está em nosso Instagram, vão lá conferir! (@literalmenteviva)
Capa original em inglês







